TB in Zhytomyr, Ukraine
Relatório Anual 2019

República Popular Democrática da Coreia

MSF na República Popular Democrática da Coreia em 2019 Médicos Sem Fronteiras (MSF) iniciou atividades na República Popular Democrática da Coreia (RPDC) em março de 2019, visando ajudar a melhorar os cuidados de saúde em geral e, particularmente, o tratamento para tuberculose (TB).
DPR Korea MSF projects in 2019

Cerca de nove milhões de pessoas na RPDC têm acesso limitado a cuidados de saúde adequados e o país tem uma das maiores cargas de TB e TB multirresistente a medicamentos (TB-MDR) do mundoCom base no número absoluto de casos de incidentes. Global tuberculosis report 2019, Organização Mundial da Saúde, Genebra, outubro de 2019 (https://www.who.int/tb/publications/global_report/en/).. No entanto, a capacidade de atendimento para pacientes com TB é extremamente limitada.

Durante o ano, MSF ajudou a melhorar o diagnóstico e o tratamento da tuberculose, modernizando os laboratórios e as instalações de raios-X nos dois hospitais de tuberculose que apoiamos na província de Hamgyong Norte. Fornecemos equipamentos laboratoriais e médicos, como máquinas de raio-X, treinamento para médicos e técnicos, com o objetivo de iniciar as atividades médicas em 2020. MSF também prestou apoio logístico aos hospitais, como infraestrutura elétrica.

Além disso, nossas equipes trabalharam para fortalecer a assistência médica geral, focando em pediatria e neonatologia. Isso incluiu treinamento de médicos, fornecimento de alimentação terapêutica e suplementar para o tratamento de crianças com desnutrição, aperfeiçoamento da esterilização e capacidade de encaminhamento, além de fornecimento de materiais de consumo médicos, como equipamentos de proteção, agulhas, seringas e itens de laboratório.

Médecins Sans Frontières